Curso: | Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância |
Unidade Curricular: | Teorias de Currículo e Desenvolvimento Curricular |
Professor: | Carlos Jorge De Sá Pinto Correia |
Aluno(a): | Ana Paula dos Santos Azevedo |
Obra cinematográfica: | O Menino Selvagem |
Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como…
uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação
Ficha Técnica | |
Titulo: L’ Enfant Sauvage “O Menino Selvagem” País de origem: França Direcção: François Truffaut Género: Drama Tempo de duração 1h24 Ano: 1970 | |
Análise Globalizante | |
Exposição das ideias principais | Ideias Principais – A importância do desenvolvimento educacional no ser humano. |
Apresentação dos aspectos positivos / negativos | Aspectos Positivos – A dedicação dada ao menino e à sua reintegração na sociedade, dada pelo médico e pela governanta. Aspectos Negativos - A forma como a sociedade inicialmente o recebeu, excluindo-o e pondo-o á margem da sociedade. |
Análise Concentrada | |
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história) | O Menino Selvagem relata a história verídica de uma criança onze/doze anos, que foi encontrado num bosque francês. Inicialmente colocado num orfanato, onde foi marginalizado e maltratado pelas outras crianças. Tentou varias vezes a fuga, mas sem sucesso, foi então depois entregue á guarda do Dr.Jean Itard e com ajuda da sua governanta, Mme. Guerin, Victor, o nome pela qual ele se mostrou sensível, foi tendo uma aprendizagem lenta e trabalhosa. Aprendeu a comportar-se segundo algumas normas da sociedade, desenvolveu também a parte motora, alguma linguagem e demonstrou alguns sentimentos e raciocínio. Numa das suas últimas tentativas de fuga, fugiu para o bosque, local onde costumava e gostava de passear com o Dr. Itard. Local esse onde se sentia bem, mas que rapidamente percebeu que já não era o seu meio, e volta para casa, para junto de quem o acolheu. |
Auto-avaliação | O comportamento do homem é feito não só de imitações, mas também de conquistas. Nós somos fruto do meio que nos rodeia e dos estímulos a que somos sujeitos. |
Nós, como educadores, sabemos que cada caso é um caso e deve ser tratado como tal. Por mais que a tentativa educacional de Victor tenha sido um exemplo de experiência que serviu para todos nós educadores, pois também a nossa profissão é uma actividade diária cheia de desafios. Apesar do pouco avanço que teve com o menino selvagem, Itard faz-nos reflectir sobre o nosso papel na sociedade face às desigualdades e às exclusões e tentarmos edificar uma sociedade mais digna, mais justa e mais humana.
ResponderEliminarVisualizar este filme é sentir o quanto, nós, profissionais de educação, somos importantes para a construção e desenvolvimento geral do ser humano.
ResponderEliminar