sábado, 30 de abril de 2011

Ficha fílmica

Curso:
Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância
Unidade Curricular:
Teorias de Currículo e Desenvolvimento Curricular
Professor:
Carlos Jorge De Sá Pinto Correia
Aluno(a):
Ana Paula dos Santos Azevedo
Obra cinematográfica:
O Menino Selvagem



Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas

Considere as sequências de imagens como…

uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação



Ficha Técnica
Titulo: L’ Enfant Sauvage “O Menino Selvagem”
País de origem: França
Direcção: François Truffaut
Género: Drama
Tempo de duração 1h24
Ano: 1970
Análise Globalizante
Exposição das
ideias principais

Ideias Principais – A importância do desenvolvimento educacional no ser humano.
Apresentação dos
aspectos positivos / negativos

Aspectos Positivos – A dedicação dada ao menino e à sua reintegração na sociedade, dada pelo médico e pela governanta.

Aspectos Negativos - A forma como a sociedade inicialmente o recebeu, excluindo-o e pondo-o á margem da sociedade.

Análise Concentrada
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história)

O Menino Selvagem relata a história verídica de uma criança onze/doze anos, que foi encontrado num bosque francês.
Inicialmente colocado num orfanato, onde foi marginalizado e maltratado pelas outras crianças. Tentou varias vezes a fuga, mas sem sucesso, foi então depois entregue á guarda do Dr.Jean Itard e com ajuda da sua governanta, Mme. Guerin, Victor, o nome pela qual ele se mostrou sensível, foi tendo uma aprendizagem lenta e trabalhosa.
Aprendeu a comportar-se segundo algumas normas da sociedade, desenvolveu também a parte motora, alguma linguagem e demonstrou alguns sentimentos e raciocínio.
Numa das suas últimas tentativas de fuga, fugiu para o bosque, local onde costumava e gostava de passear com o Dr. Itard. Local esse onde se sentia bem, mas que rapidamente percebeu que já não era o seu meio, e volta para casa, para junto de quem o acolheu.
Auto-avaliação
O comportamento do homem é feito não só de imitações, mas também de conquistas. Nós somos fruto do meio que nos rodeia e dos estímulos a que somos sujeitos.

2 comentários:

  1. Nós, como educadores, sabemos que cada caso é um caso e deve ser tratado como tal. Por mais que a tentativa educacional de Victor tenha sido um exemplo de experiência que serviu para todos nós educadores, pois também a nossa profissão é uma actividade diária cheia de desafios. Apesar do pouco avanço que teve com o menino selvagem, Itard faz-nos reflectir sobre o nosso papel na sociedade face às desigualdades e às exclusões e tentarmos edificar uma sociedade mais digna, mais justa e mais humana.

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  2. Visualizar este filme é sentir o quanto, nós, profissionais de educação, somos importantes para a construção e desenvolvimento geral do ser humano.

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