segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Expressões Integradas

• O QUE SÃO AS EXPRESSÕES INTEGRADAS?

O princípio básico da necessidade de integração curricular é sem dúvida um dos fundamentos das orientações curriculares. Existe assim a necessidade de uma “construção articulada do saber – o que implica que as diferentes áreas a contemplar não deverão ser vistas como compartimentos estanques, mas abordadas de uma forma globalizante e integrada .” (ME/DEB/NEP, 1997:14).
Este currículo integrador leva-nos às três grandes áreas de conteúdo:
- Formação pessoal e social – área transversal e integradora que, “tendo uma intencionalidade própria se inscreve em todas as outras”, ligada ao processo de organização de grupo…
- Expressão e Comunicação – área que “engloba os instrumentos essenciais para a criança continuar a aprender ao longo da vida”, é aquela que aparece com vários domínios.
- Conhecimento do Mundo – Corresponde ao que normalmente conhecemos como estudo do meio, apesar da sua designação procurar ser mais abrangente, onde a noção de “meio”, procura ser entendido como meio próximo e imediato. (Roldão, 1995)
Estas áreas não podem ser vistas isoladamente, nem os seus domínios serem pontos de partida para o desenvolvimento curricular. Exemplo da perspectiva de Gardner, que parte da Matemática para desenvolver todas as áreas curriculares do jardim de infância (Smole,1996)
Expressões Integradas é um projecto que a partir de instrumentos de criatividade – Activadores – o educador explora com consciência e segurança todas as áreas de conteúdo e todos os seus domínios específicos, através do processo criativo desenvolvido por cada activador.
Obrigatoriamente, todo este processo mental criativo (no início muito consciente, através de cada etapa do activador que se trabalha), vai culminar num produto criativo , que neste caso é sem dúvida uma planificação criativa para o jardim-de-infância,
Este processo desenvolve-se através de conteúdos já conhecidos, que normalmente se trabalham em função de temáticas abordadas na sala de jardim-de-infância, mas poderão existir outras opções de partida.
www.iacat.com

1 comentário:

  1. Bom dia Paula.Abordando o tema das expressões integradas, esta forma de agir é muito utilizada na nossa intervênção, como educadoras .Quando desenvolvemos um projecto com as crianças, não penssamos no desenvolvimento de uma unica area do desenvolvimento, porque tal nem sequer seria viavel, pois todas as areas estão de certa forma interlaçadas.Por exemplo, estamos a realizar um jogo cujo objectivo principal é o desenvolvimento de competências lógico/matemáticas, mas paralelamente poderemos desenvolver competências no dominio da plástica, da musica, da literatura e literacia, e muitos outros.O nosso trabalho é de facto fascinante, temos que ter competências e conhecimentos em enumeras areas do conhecimento.Temos que ser quase ,como uma pequena enciclopédia ambulante.
    As crianças são um ser uno, portadores de saberes unicos,que não se encontram compartimentados, mas que se constituem como um todo. Saberes esses, que são fruto genuíno das suas experiências e vivências.

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